16 de setembro de 2015

Malditos - Histórias de homens e de lobos, de Ricardo J. R. Rodrigues

Para comprar este livro
com 10% de desconto,
clicar aqui.
Ponto prévio: estou fã desta coleção de Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Pequeninos, escritos ao estilo de reportagem, além de abordarem assuntos quanto a mim muito interessantes, são uma pechincha. €3,50 cada um e ainda fazem o envio sem portes.

E agora vamos ao que interessa, as quatro histórias contadas por Ricardo J. R. Rodrigues sobre os lobos e a sua relação com os homens. A primeira, «Lobos», conta a perspetiva de uma loba, desde o nascimento até à sua morte vítima de uma bala, três anos depois. Na segunda, «Homens», ficamos a conhecer Adrian, cujo pónei que tinha desde pequeno foi morto por lobos, abalando toda a aldeia. Em «Guerra», a história de uma aldeia que nunca dará tréguas aos lobos, porque estes têm o rebanho da aldeia como única fonte possível de sobrevivência. Por fim, em «Paz», como três crianças salvaram um lobo da morte graças à educação ambiental cada vez mais presente nas escolas.

De uma maneira bastante imparcial, o autor expõe a eterna rivalidade entre lobos e homens, potenciada pelo progresso das infraestruturas e pela redução acelerada do habitat dos primeiros. Uma história em que praticamente só há vítimas, de ambos os lados.

2 comentários:

Anónimo disse...

222

Eu sabia que ias gostar! Também apreciei a imparcialidade do autor, e de como, assim, nos obriga a reflectir sobre um problema (de equilíbrio) tão difícil.
:)

Vespinha disse...

Obrigada pela dica!